insuficiencia-renal-pode-ser-evitada-quando-as-causas-da-doenca-sao-tratadas

Os rins são os órgãos que filtram o sangue e eliminam na urina o que não é importante para o organismo. A insuficiência renal é a condição que define o mau funcionamento dos rins e a eliminação inadequada de substâncias indesejáveis como a ureia e a creatinina, contribuindo também para a falta de absorção de substâncias necessárias como a glicose e as proteínas.

Insuficiência renal crônica

O agravamento desta condição pode levar o paciente a desenvolver insuficiência renal de maneira crônica ou aguda. As principais doenças que lesam os rins de forma crônica são a hipertensão arterial, o diabetes e as doenças císticas renais. A doença progride e o paciente pode não apresentar qualquer sintoma.

Causas

Histórico familiar de doença renal, alterações da urina, como piúria e hematúria (presença de sangue na urina) e elevação da pressão arterial são fatores importantes que o paciente deve observar e procurar um Urologista para a realização de exames de urina e sangue de maneira rotineira.

Tratamento

O tratamento da insuficiência renal crônica é realizado com sessões de hemodiálise ou através da realização da cirurgia do transplante renal.

Insuficiência renal aguda

Outras condições do organismo, como desidratação severa ou infecções urinárias graves podem levar o paciente à insuficiência renal aguda. Este quadro pode ser dividir em:

• Pré-renal: quando há quadros de grandes hemorragias, desidratação severa e doenças como a insuficiência cardíaca;
  • Renal: nas infecções urinárias graves, patologias inflamatórias (nefrites) e toxicidade por medicamentos;
  • Pós-renal: decorrente de patologias obstrutivas como a litíase urinária (cálculos renais).

Os sintomas são variáveis para cada estágio e incluem falta de apetite, cansaço, palidez, inchaços nas pernas, aumento da pressão e alteração dos hábitos urinários. Contudo, com o agravamento do quadro todos apresentam a redução do volume urinário em poucas horas ou dias. Nessas condições o tratamento deve ser feito rapidamente pelo médico Urologista e Nefrologista, atacando a doença causadora do problema com a intensão de recuperar o mais rapidamente a função renal.

Doença renal no Brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que cerca de 100 mil pessoas fazem hemodiálise no Brasil, a taxa de portadores de doença renal terminal no Brasil chega, em média, a 20 mil novos casos todos os anos. Muitos desses paciente aguardam por transplantes. Os médicos alertam que a principal conduta do paciente que começa a desenvolver problemas renais é realizar o tratamento da causa da insuficiência, isso pode impedir o desenvolvimento da doença crônica nos rins.

Insuficiência renal é uma das doenças que os médicos Urologistas fazem o diagnóstico e o tratamento. Para saber mais sobre patologias do trato urinário acompanhe os artigos da UROMED sobre prevenção e tratamento desse tipo de doenças.

Material escrito por: Dr. José Orlando de Farias Júnior
– Urologista – CRM 7643 RQE 3410