Cuidados com a saúde do homem depois dos 50

saude-do-homem-depois-dos-50-1024x566

As diretrizes de estilo de vida e cuidados com a saúde do homem depois dos 50, é um assunto que vem sendo reconhecido e discutido entre amigos e familiares. Analogamente, para muitos homens, envelhecer parece não ser tão preocupante, porque, segundo eles, cabelos grisalhos e alguns anos a mais, os tornam mais interessantes.

No entanto, entre 40 e 55 anos, começa a fase chamada andropausa, ou climatério masculino. O termo indica as alterações no corpo devido à diminuição gradual no nível de hormônios sexuais no sangue (especialmente testosterona).

Essas mudanças causam alguns efeitos, como, por exemplo:

• a funcionalidade dos testículos reduz o número de espermatozoides produzidos;
  • a  gordura corporal começa a acumular;
  • força e energia diminuem;
  • o desejo e performance sexual já não são os mesmos dos 30 anos;
  • os riscos de doenças, como o câncer de próstata, aumentam.

Dessa forma, a expectativa de vida da população masculina é consideravelmente menor em comparação com a população feminina. Tendo em vista que os homens demoram mais que as mulheres para buscar ajuda médica.

Felizmente, existem formas de prevenção e tratamentos realizados pelo urologista, que aumentam as chances de prevenir o câncer de próstata e, até mesmo, de curá-lo.

Leia o artigo, e entenda quais são os principais cuidados com a saúde do homem depois dos 50Conheça também os fatores que influenciam na prevenção do câncer de próstata.

Descubra quais os principais cuidados com a saúde do homem depois dos 50

De acordo com dados da  Organização Mundial de Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo tipo mais recorrente nos homens em todo o mundo (com mais de 1,2 milhão de casos anualmente).

Além disso, os riscos de desenvolver doenças como diabetes tipo II,  osteoporose e problemas no coração aumentam após os 40 anos. E apesar dos fatores genéticos contribuírem -em parte- para o desenvolvimento dessas doenças, o estilo de vida e hábitos ruins são os principais causadores de doenças.

Dessa forma, alguns cuidados são essenciais para prevenir tanto essas doenças crônicas, como o câncer de próstata. Confira:

Alimentação saudável

Neste ponto da vida, é preciso ingerir um pouco mais de vitamina B12, potássio, cálcio, magnésio e vitamina D. No entanto, é preciso equilíbrio! Uma dieta com alta ingestão de processados, carnes vermelhas, gordura e leite está associada como fator de risco de câncer de próstata.

Por outro lado, uma alimentação saudável, rica em alimentos in natura, com equilíbrio de proteínas e gorduras, diminui os riscos de câncer de próstata e outras doenças. A Sociedade Vegetariana Brasileira recomenda a campanha “segunda sem carne” para diminuição do consumo de alimentos animais e prevenção de câncer.

Portanto, evite a ingestão excessiva de sódio e açúcar. Mantenha um peso saudável para reduzir o risco de doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Crie o hábito de planejar as refeições com antecedência, para não pular as refeições ou consumir fast foods.

Atividade física

A prática de exercícios físicos regularmente é outra recomendação para prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e cânceres.
Atividades de resistência, alongamento e exercícios cardio são as melhores combinações para homens de meia-idade.

Cuide da saúde mental

Comer bem, exercitar-se e dormir o suficiente são importantes para manter o bom funcionamento do corpo. Para ir além, meditar, ler ou ouvir música ajuda a aliviar o estresse e contribuem para a boa saúde da mente. Mas, se você faz tudo isso e ainda se sente cansado, é importante considerar a consulta a um psicoterapeuta.

Livre-se de hábitos prejudiciais

Você está fumando, bebendo demais ou assistindo televisão por horas a fio? Você está pulando refeições, consumindo muitos medicamentos ou dormindo pouco (ou muito)? Todos esses fatores contribuem para o estresse mental e físico, e aumentam riscos de diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Consulte o seu médico regularmente

A partir dos 40 anos, é importante começar a monitorar doenças como diabetes tipo II, problemas lipídicos (níveis de colesterol e triglicerídeos), câncer de próstata, depressão, aneurismas abdominais, osteoporose, demência e Alzheimer.
Portanto, depois dos 50, é imprescindível consultar o seu médico de confiança uma vez ao ano e realizar os exames prescritos. O monitoramento permite identificar precocemente qualquer problema de saúde, um fator decisivo para uma boa saúde e tratamento efetivo.

A importância da prevenção para a saúde da próstata

Para a lista de cuidados com a saúde do homem depois dos 50, não pode faltar a atenção com a próstata, tendo em vista que é um dos principais tipos de câncer nos homens. Portanto, é fundamental  realizar verificações e exames periódicos, mesmo na ausência de sintomas óbvios.

Homens, especialmente após os 50 anos, frequentemente enfrentam problemas de próstata. A  prevenção aumenta as chances de cura e sucesso no tratamento.

Andropausa e sexualidade

Além dos cuidados com a próstata, o homem entre os 40 e 50 anos deve atentar-se para a questão sexual devido à andropausa. Embora as sensações relacionadas ao prazer e à sexualidade não mudem, a parte funcional tende a ficar comprometida.

Por exemplo, ejaculação precoce, problemas de ereção – devido ao menor fluxo sanguíneo nos tecidos esponjosos do pênis – e as contrações musculares que ocorrem durante o orgasmo, também podem diminuir com a idade.

É por isso que é sempre aconselhável entrar em contato com seu médico urologista para realizar uma série de ações preventivas, principalmente após o aparecimento dos primeiros sintomas.